terça-feira, 22 de maio de 2018

Dia Mundial da Hipertensão: coma potássio para regular a pressão

Ver a imagem de origem 

 Não basta reduzir o sal. As fontes de potássio fazem a diferença na prevenção e no controle dessa doença. Conheça 21 alimentos ricos no mineral


De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no mínimo 25% da nossa população adulta apresenta níveis elevados de pressão arterial. O quadro, caracterizado por um aperto nos vasos sanguíneos, está por trás de desfechos graves. Para ter ideia, a Organização Mundial da Saúde calcula que a hipertensão é responsável por 51% das mortes por derrame e 45% dos óbitos associados a doenças cardíacas.

Uma das recomendações mais clássicas para prevenir e ajudar no tratamento desse mal é a redução de sal na dieta. Faz total sentido. Quando se abusa do sódio – mineral presente no tempero –, o organismo passa a concentrar mais líquido no interior dos vasos, elevando a pressão ali dentro. Acontece que existe um nutriente que atua de modo oposto (ou seja, relaxando as artérias). Trata-se do potássio.

A banana está entre as principais fontes de potássio. (Fábio Castelo/SAÚDE é Vital)

terça-feira, 13 de março de 2018

Lote de remédio para hipertensão é suspenso pela Anvisa

Lote de remédio para hipertensão é suspenso pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu suspender um lote do medicamento Furosemida, utilizado no tratamento de hipertensão. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 2.

O lote 20200417 do medicamento, fabricado pela empresa Santisa Laboratório Farmacêutico S.A., apresentou resultado insatisfatório na análise de rótulo.

O texto também proíbe a distribuição, comercialização e uso do lote e determina que a empresa recolha o estoque existente no mercado.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Os perigos silenciosos da hipertensão

Resultado de imagem para hipertensão

Qualquer pessoa pode ter hipertensão, ou seja, o aumento da pressão arterial, com medidas iguais ou maiores que 14 por 9. A doença é causada pelo entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos, e oferece perigo para o coração, vasos sanguíneos, cérebro e rins. As consequências são severas e diferentes, dependendo do local que um vaso sanguíneo entope ou rompe.

No coração, um entupimento ou rompimento de um vaso sanguíneo provoca angina e predisposição para um infarto. Nos rins, um entupimento de um vaso pode provocar a paralisia renal. No cérebro, o entupimento pode gerar um AVC.